MUNICÍPIO COMEMORA 129 ANOS

Publicado em 09/01/2010 às 08:34

Programação vai até o final de janeiro

São Francisco de Assis completou 129 anos de emancipação político-administrativa no dia 04 de janeiro e diversas festividades marcaram o dia e muitas atrações estão previstas para este mês.

Integração com Santiago: O município comemorou a data juntamente com Santiago, durante a realização do Encontro Chicão Gorski, que neste ano aconteceu naquele município. A festa acontece alternadamente em cada um dos municípios aniversariantes e na programação são realizados jogos de integração com participação dos prefeitos, secretários, vereadores e cavalarianos.

Na Cavalgada, São Francisco de Assis foi representado pelo Grupo de Cavalarianos Honorival Witt Paz e pela Coordenadoria Municipal Tradicionalista e Santiago, pelo Grupo Nascentes do Rio Itú.

O Prefeito Horácio Brasil e o Prefeito Júlio Ruivo participaram de competições e logo após, dos atos solenes que ocorreram na sede da Associação dos Funcionários Públicos de Santiago, sendo que foi prestada homenagem póstuma a José Francisco Gorski (Chicão) e para Carlos Augusto Caminha.

O ex-prefeito Jorge Ernani Cruz participou do evento e homenageou um dos idealizadores da Cavalgada de Integração, o atual coordenador Ari Walter da Silva, que se emocionou durante a cerimônia.

Show na Praça: Logo após, o Prefeito Horácio Brasil, o vice-prefeito Ademar Frescura, secretários e vereadores participaram com a comunidade assisense do show dos 129 anos na Praça Independência, brindando a história do povo e suas conquistas ao longo dos anos.

A festa continuou com a animação da Banda Sabor Brasileiro.

Segue a programação: Estão previstas diversas atrações para o mês de janeiro – mês de aniversário do município, sendo que a programação do dia 12 foi transferida para o dia 19, ficando assim definida:

Dia 16

18h – Cineclube Especial – Sessão de filmes

Local: Cineclube Querência do Bugio - Auditório Sebastião Oliveira do Centro de Cultura e Eventos Franklin B. de Carvalho.

Dia 19

16h – 1º Encontro de Empresários Assisenses – Tema de Discussão: Compras Governamentais e Lei Complementar 123/2006. (SMHIC)

Local: Centro de Cultura e Eventos Franklin Bastos de Carvalho

19h00 – 1º Encontro Municipal “Valores Culturais” – com participação dos talentos de São Francisco de Assis em suas diversas manifestações, como Dança, Teatro e Música.

Participação especial: Mais Educação, Programa A União Faz a Vida, Projeto Música na Escola, CRAS e cantores de música Gospel – recentemente reconhecida como manifestação cultural.

Local: Praça Cel. Manoel Viana

21h30 – Escolha da Embaixatriz do Turismo

Local: Praça Cel. Manoel Viana

Dia  20

Durante todo o dia, atividades esportivas, competições, gincanas e torneios

Local: Praia do Jacaquá

Dias  25 e 26

5º Canto do Jacaquá, festival promovido pelo Grupo de Arte e Cultura Querência do Bugio com apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco de Assis.

Local: Praia do Jacaquá

Dia  26

09h00 – Mostra “Cultura de Rua” – Hip Hop, Grafite e Capoeira

Oficina de Grafitagem – Tema “Berço da Literatura Riograndense”

Diversos locais: Rua 13 de Janeiro, Rua Silva Jardim, Avenida Farroupilha

Dia  27

21h00 – Escolha da Corte do Carnaval 2013 e lançamento do samba-enredo de cada Escola de Samba participante do Carnaval 2013.

Local: Praça Independência

Herton Couceiro - ASCOM/PMSFA.