CÂMARA APROVA A CEDÊNCIA DO PAVILHÃO PARA ARMAZENAR A SOJA

Publicado em 24/04/2013 às 00:00

A Câmara Municipal de São Francisco de Assis aprovou por unanimidade na última sessão (22/4) o projeto encaminhado pelo Executivo Municipal que cede o Pavilhão de Eventos para o armazenamento da soja para a empresa BC Comércio Cereais Ltda.

Tendo em vista a situação financeira da Cotrijui, a Administração Municipal vem tratando deste tema desde seu conhecimento, buscando alternativas para o armazenamento da colheita, procurando evitar prejuízos aos produtores e, consequentemente, à economia municipal, inclusive decretando situação de emergência no município e mantendo reuniões com diversas entidades de classes, como Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Arrozeiros e, também com a OAB/RS, buscando soluções jurídicas para a questão. No estágio em que se encontra a safra 2012/2013, em fase de conclusão, a Administração entende não ser necessário a tomada de outras medidas.

Em reunião com a empresa BC Comércio Cereais Ltda, com maior atuação neste ramo em nosso município, foi concluído que, com a cedência do pavilhão de eventos nos moldes do projeto de lei aprovado pela câmara, o armazenamento da produção agrícola está em parte resolvido.  A cedência do Pavilhão de Eventos será de forma temporária e, caráter emergencial pelo prazo de 90 dias, tendo em vista a eminente possibilidade de prejuízo com o perecimento de grãos. Sendo uma das maiores safras de grãos de nossa história, a produção agrícola é um dos sustentáculos da economia municipal, gerando circulação da riqueza gerada, na economia local e, acrescentando na arrecadação tributária em especial no retorno do ICMS ao Município.

Prefeito Horácio Brasil que determinou espaço público para produtores depositarem cereais.

Heron Couceiro - ASCOM/ PMSFA

Magda Rocha / Valdevi Maciel