Nos dias 05, 06, 07 e 08, o município de São Francisco de Assis deu maior exemplo de organização, de arte e fortalecimento da cultura – com a realização do maior carnaval que os assisenses já viram.
Os investimentos da administração municipal através da secretaria de Educação e Cultura, o entusiasmo das escolas de samba e blocos carnavalescos, a criação da LIESFA e a mudança de local contribuíram para o sucesso do evento que reuniu mais de 11 mil pessoas nas quatro noites de muita festa.
Na abertura do evento, o prefeito em exercício Ademar Frescura destacou o esforço dos carnavalescos, os repasses às escolas de samba que foram dobrados neste ano, o apoio da imprensa, o trabalho da comissão organizadora e o respaldo da comunidade assisense, que unida faz todos os anos, um carnaval de muita festa, com ordem e respeito a todos.
A segurança do evento foi a cargo da Brigada Militar que reforçou o efetivo durante as noites de folia e a secretaria de Saúde esteve presente em tempo integral oferecendo serviços de orientação e prevenção à doenças sexualmente transmissíveis, além da permanência da ambulância, caso houvesse necessidade.
Desfiles na Avenida do Samba
Neste ano, além das escolas de samba Gaviões Assisenses e Unidos do Pé Preto, estreou na Avenida do Samba, a escola Asas da Liberdade, sendo que as três escolas deram show de organização e apresentaram grandes espetáculos, tornando o município como referência na região em escolas de samba, pois neste ano, todas concorreram nos desfiles programados para o Carnaval: No sábado, 05, desfilou a Gaviões Assisenses, com o samba-enredo “Gaviões e a Terra do Nunca”, sob a coordenação do presidente Valtemir Carrício. No domingo, 06, a Unidos do Pé Preto, presidida por Edson da Rosa trouxe o samba-enredo “Crianças e adolescentes – o futuro da nação” e na segunda-feira, estreou a caçula das escolas – Asas da Liberdade, sob a presidência de Francisco Carvalho com o enredo “Asas da Liberdade... exalta o amor, a bondade e a paz no carnaval”.
Inovação no Carnaval 2011
Além da mudança de local, aprovada pela comunidade, a administração municipal ofereceu à comunidade quatro noites com banda, ao ar livre, animadas pela Banda Panamérica.
Outra inovação foi o sistema de apuração “ao vivo” de notas, com transmissão no telão montado em frente ao palco oficial, onde a LIESFA foi a responsável pela abertura dos envelopes com as notas da comissão avaliadora formada por: Antônio Carlos Brunet “Dunga” (ator e diretor de teatro), Celaine de Fátima Padilha (formada em Arte-Educação), Michele Leal Silva (coreógrafa), Ildonir Padilha (diretor e ator de teatro), Bruna Guedes (universitária e atriz de teatro), Luiz Carlos Alves (baterista, percursionista), Tacielle Ramos (universitária e professora de danças), Jacson Becken (baterista), Marcos Monteiro (comunicador e colunista), João Del Rosso (promotor de eventos) e Caio Lançanova (músico).
Asas da Liberdade estreia com vitória!
A emoção foi até o último quesito e após o somatório dos pontos, por apenas 0,6 pontos de diferença, a E.S. Asas da Liberdade, venceu o Carnaval 2011, numa verdadeira demonstração de superação, pois além do nervosismo com a estreia, tinham que garantir uma boa apresentação, o que foi garantido graças à organização da escola.
Foram julgados os quesitos: harmonia, evolução, samba-enredo, enredo, conjunto, alegorias, adereços, fantasias, comissão de frente, bateria, mestre-sala e porta-bandeira.
O resultado final foi o seguinte:
Campeã: Asas da Liberdade (234,9 pontos);
Vice-campeã: Gaviões Assisenses (234,3 pontos);
3º lugar: Unidos do Pé Preto (229,9 pontos);
Melhor Samba-Enredo: Unidos do Pé Preto;
Fantasias: Asas da Liberdade;
Alegorias: Asas da Liberdade;
Comissão de Frente: Asas da Liberdade;
Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira: Gaviões Assisenses;
Harmonia, Evolução e Organização: Asas da Liberdade;
Enredo, Animação e Conjunto: Asas da Liberdade.
“Chupa que é de Uva” é o bloco campeão
Mais uma vez a participação dos blocos surpreendeu a comissão organizadora e muitos deles desfilaram no domingo, concorrendo à premiação. O resultado foi divulgado na terça feira, no palco oficial, sendo o seguinte:
Bloco campeão: Chupa que é de Uva;
Vice-campeão: Os Calavera;
Bloco mais animado: Chupa que é de Uva;
Bloco mais Criativo: Chupa que é de Uva;
Melhor música: Os Calavera.
Premiação aconteceu no local da apuração
Logo após a apuração, houve a entrega dos troféus aos vencedores, com presença do prefeito em exercício Ademar Frescura, secretários municipais Maria Jaci Bittencourt, Paulo Gioda, Sônia Nemitz, Andréia Lançanova e José Cleonir Malavolta e vereadores Horácio Brasil, Fábio Paz Martins e Lone Bianchini.
O presidente da LIESFA Carlos Augusto Batista agradeceu ao trabalho de todas as escolas de samba e os incentivos da administração municipal.
Ademar Frescura frisou que o município está no caminho certo na realização de grandes carnavais e prometeu que no próximo ano, que a comunidade terá um carnaval maior ainda.
Conforme a secretária Maria Jaci Bittencourt, a comissão organizadora já começa a pensar no ano de 2012, pois, segundo ela, preparativos começarão em breve, com a participação ativa da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos junto à administração municipal, garantindo mais inovações com o objetivo de manter o crescimento do evento. Maria Jaci ainda agradece a todos que apoiaram e incentivaram a realização do Carnaval 2011, especialmente, a toda comunidade assisense que participou das quatro noites de festa.
Herton Couceiro - ASCOM/PMSFA.