SECRETÁRIO DE OBRAS DO ESTADO E DEFESA CIVIL ESTADUAL VISITA SÃO FRANCISCO DE ASSIS, APÓS TEMPORAL DA MADRUGADA DO DIA 1

Publicado em 26/10/2017 às 16:39

No dia 22 de outubro de 2017, a Administração Municipal de São Francisco de Assis, recebeu a visita do Secretário de Obras do Estado, Sr. Fabiano Pereira, representando o Governador do Estado, juntamente com a equipe da Defesa Civil Estadual, liderada pelo Tenente Coronel Jarbas Trois de Ávila, Sub-Chefe da Defesa Civil do RS e o Coordenador Regional: Major Rinaldo da Silva Castro do CREPDEC 6 - Uruguaiana.

O objetivo da visita era fazer um levantamento prévio dos prejuízos causados pelo forte temporal da madrugada do dia 19/10/2017, por volta das 2 horas, vivida pelos Assisenses, que causou estragos em mais de 900 casas na cidade e no interior.

O Município já decretou Situação de Emergência lotado no Nº 848 de 20 de outubro de 2017.

Em discurso, no Gabinete da Prefeitura Municipal, juntamente o Prefeito Municipal, Vice Prefeito, Presidente da Câmara de Vereadores e demais vereadores, Juíza Diretora do Foro, Brigada Militar, Secretários, Equipe da Defesa Civil do Município, Presidente da subseção da OAB-RS e Clubes de Serviços, o Ten. Cel. Jarbas Ávila parabenizou o trabalho realizado pela Administração do Município e a Defesa Civil do Município, pela agilidade e competência das equipes da Prefeitura, tanto os que ajudaram diretamente as famílias, com lonas e suprimentos básicos, quanto ao setor de apuração dos laudos e relatórios de danos ocorrido pelo vendaval. Essa ação de cadastramento e o parecer dos técnicos da Prefeitura juntamente com a Defesa Civil do Estado, possibilitou a agilidade nos tramites de envio de recursos e materiais aos atingidos pelo temporal.

- Ten Cel. Ávila - "Em mais de 29 anos que trabalho na Defesa Civil do Estado, nunca aconteceu de chegarmos em uma cidade que passou por esse tipo de desastre, que tivesse tudo pronto, laudos, cadastros e registro de danos. Na madrugada do dia 20/10, por volta da meia noite, eu recebi pelo telefone, todos os ofícios e laudos, organizado e tudo pronto para que fosse enviado ao Estado e posteriormente a Brasília, que é da onde sai a ordem da ajuda aos Municípios atingidos. A Administração está de parabéns, pois achávamos que chegaríamos aqui e teríamos que fazer todo o trabalho. Mas estava tudo pronto. Isso irá com certeza, viabilizar uma rapidez na ajuda para as famílias atingidas pelo vendaval de São Francisco de Assis."

O Secretário de Obras do Estado, Fabiano Pereira, também esteve em São Francisco de Assis no domingo a pedido do próprio Governador do Estado, José Ivo Sartori. Em discurso colocou-se a disposição da Administração Municipal para dar apoio às famílias atingidas pelo forte vendaval e comprometeu-se em acelerar o processo de envios de recursos as famílias.

A Administração Municipal, através do Sr. Prefeito Rubemar Paulinho Salbego e o Vice Prefeito Paulo Renato Cortelini, agradece a presença da comitiva do Estado e manifesta maior empenho no atendimento aos atingidos após o recebimento dos materiais.