SÃO FRANCISCO DE ASSIS REALIZOU A XII FEICASSIS

Publicado em 13/06/2012 às 00:00

De 06 a 10 de junho, o município de São Francisco de Assis realizou a XII Feicassis – evento promovido pela Prefeitura Municipal através da secretaria de Habitação, Indústria e Comércio (SMHIC) e CDL.

Participaram do ato de abertura oficial, diversas autoridades: o prefeito Jorge Ernani Cruz e vice-prefeito Ademar Frescura, prefeito de São Vicente do Sul Jorge Martins, prefeito de Nova Esperança do Sul Delvi Luiz Segatto, conselheiro do Tribunal de Contas Marco Peixoto, deputado estadual Pedro Westphalen, deputado federal Luiz Carlos Heinze, assessora do deputado Ernani Polo, Mara Rebelo, diretor geral da URI Santiago Francisco Assis Gorski, as Soberanas da XII Feicassis, 24ª Fecobat e 10ª Mercomix, dentre outros.

Atrações

Durante todos estes dias, shows, atrações culturais, apresentações artísticas, lazer e negócios marcaram a feira. Quase 200 expositores participaram neste ano. Na praça de alimentação, além dos estandes que comercializavam diversos tipos de lanches e refeições, o programa de Agroindústria Jeito Caseiro estava presente oferecendo seus produtos bem apresentados e com qualidade, aprovada pelo sistema de inspeção municipal.

Vinhos assisenses

Durante a Feicassis, aconteceu o concurso do vinho de cantina assisense mais popular, cuja votação encerrou no sábado (09), sendo eleito o Vinho Stivanin. Os vinhos assisenses Cortese, Dal Soto e Stivanin comemoram o registro junto ao Ministério da Agricultura.

Ideia que saiu do papel

Um momento marcante da feira foi o lançamento de um implemento agrícola, idealizado e desenvolvido pelos assisenses Abrahão Gilmar Rodrigues e Edson Minussi – a Agrem L3000 – uma plantadeira de mudas de tifton e outras gramíneas que vai agilizar o trabalho do produtor na lavoura. Os idealizadores já encaminharam o registro de patente do novo equipamento.

Espaços

A Feicassis, que vem ampliando os espaços a cada edição, distribuiu a organização em recepção, lonão de shows, salão do automóvel e máquinas agrícolas, pavilhão de negócios I, pavilhão de negócios II com a praça de alimentação, parque de diversões, feira do livro e exposições.

A Rústica Internacional que havia sido programada para o domingo (10), segundo informações da ACAEA, foi transferida devido à chuva.

Conforme o secretário Sérgio Martins Oliveira, o frio intenso nos primeiros dias, a chuva de domingo, a economia enfraquecida, a seca que castiga o município e região e uma portaria que desestimulou a juventude de participar dos shows, são os principais fatores que resultaram na redução do público na feira. “Mesmo assim, estamos convictos que nossa missão foi cumprida. Tudo que planejamos, assim como nas demais feiras, foi colocado em prática”, ressaltou o secretário, coordenador do evento.

Herton Couceiro - ASCOM/PMSFA.