Notícia

“SACOLA LITERÁRIA” PROMOVE A LEITURA

Publicado em 17/08/2011 às 00:00

A Escola Municipal Clotário Fouchard do município de São Francisco de Assis, propôs no início do ano letivo de 2011 o projeto de leitura, tanto para séries iniciais quanto para as finais do ensino fundamental, onde os quinze primeiros minutos de aula são destinados para os educandos lerem diversos tipos de gêneros textuais.

Esta proposta foi implantada tendo em vista pesquisa realizada por professores e membros da comunidade escolar, onde se verificou a falta do hábito de leitura resultando assim, na defasagem da assimilação, interpretação e compreensão de diversos tipos de textos como prática social. Partindo então dessa análise, o corpo docente sugeriu a implantação do “Projeto Leitura na Escola / 2011”, que tem por objetivo: despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter de leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural .

Pode-se perceber uma ótima aceitabilidade do projeto pela maioria dos alunos, além disso, já foi perceptível uma melhora na conduta acadêmica, principalmente em atividades que envolvem concentração, oralidade, interpretação e escrita.

Para ser colocado o material de leitura foram confeccionadas em tamanho grande, por uma colaboradora da escola, sacolas coloridas de “TNT”. Então no início de aula cada educador que vai para as salas leva uma sacola, espalha os materiais sob uma mesa para os alunos escolherem o que vão ler, e fica responsável para após o período da leitura recolhê-los novamente.

As leituras disponíveis foram arrecadadas pelos professores da escola e pessoas da comunidade que doam revistas e jornais, além disso, foram selecionados vários livros literários da biblioteca da escola. Quinzenalmente são efetuadas as trocas dos gêneros textuais das sacolas para que os alunos tenham acesso a novo material.

Pode-se perceber que nas séries iniciais os livros da literatura infantil são os preferidos da criançada, já entre os adolescentes nota-se a preferência por revistas como: “Veja”, “Contigo”, “Cláudia”, “Mundo Jovem” e diversos tipos de jornais.

 

Herton Couceiro - ASCOM/PMSFA.

Colaboração: Professora Sibele - E.M. Clotário Fouchard/ Rafael Tourem.