PROGRAMA DE AGROINDÚSTRIAS É REFERÊNCIA NA REGIÃO

Publicado em 26/10/2011 às 00:00

O município de São Francisco de Assis realiza diversas ações para fomentar o programa de Agroindústrias Jeito Caseiro desde sua implantação no ano de 2006.

Nesta semana, na terça-feira, 25, recebeu a visita de professores que estão realizando pesquisas através de experiências realizadas na agricultura familiar, sendo que citaram o programa “Jeito Caseiro” como referência na região, e o propósito desta visita é conhecer todas as ações realizadas que fortaleceram a agricultura familiar.

O prefeito Jorge Ernani Cruz, a secretária de Agricultura e Abastecimento Isabel Parisi Minussi e o técnico Érico Bem receberam no gabinete, a professora de sociologia rural da Universidade Nacional de Educação a Distância na Espanha, Carmem Lozano, o professor de educação agrícola e extensão rural da UFSM e o professor Gustavo Pinto da Silva, de sociologia e extensão rural do Instituto Federal Farroupilha.

Na oportunidade, Ernani ressaltou os avanços e citou o processo de motivação e estímulos aos produtores, a legalização, a constituição da marca, a formação da cooperativa, o fomento, a liberação de recursos via fundo municipal de agricultura e a introdução dos produtos à merenda escolar, sendo que o município adquire 48% dos agroindustriais, sendo que os produtores integrantes da Cooper Jeito Caseiro também fornecem para as escolas estaduais.

Herton Couceiro - ASCOM/PMSFA.