MUNICÍPIO REALIZA A XVII SEMANA DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Publicado em 23/08/2011 às 00:00

A secretaria de Educação e Cultura e a Escola Especial Romeu Dedé Ribeiro, abriram oficialmente, nesta segunda-feira, 22, a XVII Semana da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais.

A solenidade aconteceu no Centro de Cultura e Eventos e reuniu autoridades, profissionais da Escola, pais, alunos e comunidade em geral.

Fizeram parte da mesa de honra, o prefeito Jorge Ernani Cruz e a 1ª Dama Ivete de David, a secretária de Educação e Cultura Maria Jaci Bittencourt, o vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Claudio Aguiar, a presidente da Associação da Pessoa Portadora de Deficiência Isabel Pereira, o presidente do Lions Club Hermes Brum, a diretora da Escola Especial Romeu Dedé Ribeiro, professora Maioni Tadielo e o acadêmico da URI Santiago Franklin Marciano Pereira, que por ser deficiente visual, deu um depoimento sobre os desafios e as perspectivas na inclusão social.

Logo após os pronunciamentos, aconteceram as apresentações culturais através do trabalho desenvolvido pela oficina de danças que tem por objetivo estimular e incentivar a capacidade de expressão artística, cultural e corporal, valorizando interesses e potencialidade de cada um. Através dos profissionais, voluntários e alunos, foram apresentadas as seguintes coreografias: Giro entre rodas, Um novo desafio, A magia das mãos (música em libras), Sonhar é preciso, Meteoro, Um novo jeito de incluir, A dança fazendo a diferença e Oração da Família.

Durante a semana, acontecerão diversas atividades: Dia 23/08, palestras com o tema “Inclusão” com participação de diversos profissionais. Dia 24/08, passeio com alunos na APAE de Jaguari. Dia 25/08, almoço festivo para os alunos na sede do Banrisul. Dia 26/08, piquenique para os pais dos alunos no Parque Esportivo. Dia 28/08, encerramento com missão na Igreja Santa Rita.

Herton Couceiro - ASCOM/PMSFA.