Notícia

MUNICÍPIO PARTICIPA DE CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

Publicado em 08/09/2011 às 00:00

O município de São Francisco de Assis esteve representado na 6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1º a 04 de setembro, na cidade de Porto Alegre.

O tema foi “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro, tendo em vista o momento de fragilidade dos movimentos sociais que tem refletido negativamente no SUS, que em alguns lugares do país tem sido entregue à iniciativa privada. Os delegados representantes de São Francisco de Assis participaram de plenárias com autoridades nacionais como Dr. Gastão Wagner e Dra. Berenice Rojas Couto. Nas Plenárias, os representantes fizeram a defesa das propostas encaminhadas pela Conferência Municipal de Saúde, bem como a garantia do SUS como um Sistema Público de Saúde e também implementação da Emenda Constitucional 29 que irá garantir a ampliação de recursos financeiros que devem ser enviadas aos municípios pelo governo federal (6%) e pelo governo estadual (12%) o que irá qualificar e ampliar as ações em saúde no país. Hoje apenas os municípios são obrigados a cumprir o percentual de 15% para a saúde em seus orçamentos e na maioria das vezes investem muito mais que este percentual tendo em vias as necessidades locais de saúde.

Representaram o município, Sérgio Monero (representante do gestor), Nadia Mileto (representante dos trabalhadores de saúde), Avelina Gonçalves e Marlene dos Santos (representantes dos usuários).

Herton Couceiro- ASCOM/PMSFA.