FEIRA DO LIVRO SUPERA EXPECTATIVAS

Publicado em 14/06/2012 às 00:00

A III Feira do Livro de São Francisco de Assis aconteceu de 07 a 09 de junho, paralelamente à XII Feicassis. O evento foi uma promoção da Prefeitura através da secretaria de Educação e Cultura.

Na abertura oficial, o jornalista João Lemes, do Jornal Expresso Ilustrado foi saudado pelas autoridades como o Patrono da Feira do Livro de 2012. Após a leitura de uma síntese de sua biografia, o prefeito Ernani entregou ao jornalista uma cópia do decreto que o declara patrono.

Um dos momentos mais emocionantes, aconteceu logo a seguir, com o encontro de escritores assisenses, que pela primeira vez foram homenageados pelo município em ato solene.

Foram homenageados: Salvador Ferrando Lamberty, Júlio Rafael Fortes da Silva, Francisco Carlos Salles, Velocino Bruck Fernandes, Everaldo Lasch Moreira, Mariza Vitória Pivoto da Rosa, Miguel Antônio Pires Cadaval, Elma Neves de Moraes, Paulo Augusto Vernei Castilhos Ramos, Valdevi Lima Maciel, Volmir Dal Rosso Stivanin, Renato Paiva Tourem, Marize Cristina Sudati Silva, Gilda Gonçalves Karlinsk, Marco Antônio Uberti Gonçalves, Valdreani de Carvalho Porto, Ayda Bochi Brum, Luiz Mário Mello Pimenta Filho, Sadi Machado, Narlei Gindri Rigotti, Tadeu Andreta Martins, Auri Antônio Sudati, Camila Canterle Jornada, Hélio Vanderlã Leal, José Pedro Bellagamba, Iolete de Fátima Girotto, José Luiz dos Santos, Ricardo Carvalho Fraga, Athos Gusmão Carneiro, Adão Benevides Pereira, Wilson Manara.

Homenageados “In Memorian”: João Octávio Nogueira Leira, Antero Marques, Tyrteu Rocha Vianna, Antônio José Fabrício Leiria, Francisco Evaldo Vieira Haigert, Milton Moreira Fraga, Fernando Marcon, Miguel Salomão Silva Cáceres, Napoleão Euclides Cavalli, Ariovaldo de Freitas Guareschi, Dagoberto Santos Mendes, Alvarino da Fontoura Marques, José Paim Brittes, Egídio Hervé, Vasco Mello Leiria, Cônego Hugo Hartmann, Padre Rudi Hartmann, Padre Olmiro Hartmann, Padre Paulo Aripe. Roberto Carvalho Fraga, Fausto Leitão Domingues.

Além das livrarias que estavam expondo, durante os três dias aconteceram diversas atividades lúdicas e que visam promover a literatura.

Outro momento especial foi a palestra com o patrono, João Lemes, que falou sobre a arte de fazer um jornal, o crescimento, as dificuldades e sua história de vida. Também deu ênfase ao seu blog de notícias, novapauta.com.

Herton Couceiro - ASCOM/PMSFA.