CENTENÁRIO DO COMBATE DE 23

Publicado em 16/09/2023 às 09:53

Reflexão sobre um Capítulo Importante em Nossa História Local
Neste ano, nossa cidade celebra o centenário de um evento que teve um impacto profundo em nossa história local: o Combate de 23. Embora não seja apropriado reverenciar um conflito que resultou em perdas de vidas, é fundamental reconhecer a importância desse acontecimento em nossa jornada histórica.
O evento foi aberto com a fala da escritora assisense Valdreani Carvalho Porto, autora do livro São Franciscode Assis, Palco de um Combate em 1923", que contou resumidamente os principais acontecimentos que levaram a este combate.
A encenação do Combate de 23 realizada em frente à Prefeitura, com a colaboração do CTG Pedro Telles Tourem e o apoio do Departamento de Cultura sob a direção de Prescilla Saquett, foi uma oportunidade para a comunidade se conectar com o passado e entender melhor os eventos que moldaram nossa cidade.
Em vez de exaltar a violência do passado, essa encenação proporcionou uma visão mais profunda dos desafios e das tensões que existiam naquela época. Ela serviu como um lembrete de como o conflito pode ter consequências devastadoras e, portanto, nos motivou a valorizar a paz e a resolução pacífica de disputas.
O CTG Pedro Telles Tourem, com sua dedicação à preservação da cultura local, trouxe à tona a riqueza de nossa herança, destacando a importância da tradição e do respeito pelas raízes de nossa comunidade. O Departamento de Cultura, sob a liderança de Prescilla Saquett, desempenhou um papel essencial na promoção do entendimento e na facilitação da reflexão sobre esse evento histórico.
Em vez de glorificar o conflito, a encenação do Combate de 23 nos convidou a refletir sobre como nossa cidade evoluiu desde então. Hoje, somos uma comunidade unida que valoriza a paz, a harmonia e a cooperação. A comemoração do centenário nos incentivou a olhar para o futuro com esperança, trabalhando juntos para construir um lugar melhor para as gerações vindouras.
Portanto, ao celebrar o centenário do Combate de 23, não estamos reverenciando a violência, mas sim honrando a jornada de nossa cidade ao longo do último século. Que possamos continuar a aprender com nosso passado e a construir um futuro baseado na compreensão, no respeito mútuo e na busca constante pela paz.