Notícia

Bugio é oficializado como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul

Publicado em 12/08/2025 às 08:37


O Gênero Musical Bugio foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Sul em ato solene realizado no dia 12 de agosto, no Multipalco Oficina Olga Reverbel, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
A cerimônia contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Eduardo Loureiro; do Diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Renato Savoldi; do Prefeito de São Francisco de Assis, Rubemar Paulinho Salbego; e do Prefeito de São Francisco de Paula, Thiago Teixeira, que assinaram o ato de registro do Gênero Musical Bugio como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul. Diversas autoridades estaduais também prestigiaram o evento.
O Prefeito Paulinho Salbego expressou agradecimento à comissão responsável, composta por Prescilla Saquett, Régis Lançanova, Valdevi Maciel e Fabiana Mazuco, que dedicou mais de três anos de trabalho para que este reconhecimento fosse concretizado. Estendeu, ainda, seu reconhecimento aos músicos, artistas e dançarinos que abrilhantaram a solenidade, bem como à comitiva do município que esteve presente.
Galeria de fotos