A MAIOR SEMANA FARROUPILHA DA REGIÃO

Publicado em 22/09/2011 às 00:00

São Francisco de Assis, novamente fortalece a cultura gaúcha, com a promoção da arte, cultura, usos e costumes do gaúcho, durante a realização da maior Semana Farroupilha da região.

Desde a abertura oficial, a administração municipal através da secretaria de Educação e Cultura, coordenadoria municipal tradicionalista, juntamente com as entidades tradicionalistas realizou os festejos farroupilhas com a temática “Nossas raízes”.

Durante a semana, jogos, concursos, missa crioula, intercâmbio cultural, encontros e outros festejos marcaram os tradicionalistas assisenses e no dia 20 de setembro, o desfile tradicionalista reuniu milhares de pessoas.

Neste ano, o município recebeu uma delegação internacional, da República Oriental do Uruguai, das cidades de Salso, Canelones e Montevideo, representadas por três grupos de danças folclóricas: El Hornero, Ceferino Namuncura e Ibirapytã, que participaram do desfile tradicionalista e receberam placas de agradecimento, do Poder Público Municipal, pela participação nos eventos.

Autoridades municipais, como o prefeito Jorge Ernani Cruz, o vice-prefeito Ademar Frescura, o juiz de Direito Luiz Filipe Lemos de Almeida, secretários e vereadores acompanharam a programação e assistiram aos desfiles.

Além da Coordenadora Municipal Tradicionalista e Grupo de Cavalarianos Honorival Witt Paz, CTGs, piquetes e associações participaram do desfile temático, que trouxe verdadeiros espetáculos culturais para a avenida, além das homenagens póstumas aos tradicionalistas falecidos no último ano, que emocionaram o público presente.

Na solenidade de encerramento, com extinção da chama crioula, o prefeito Ernani agradeceu a toda comunidade assisense, destacando a importância da data para todo o povo gaúcho. Logo após, aconteceu a entrega dos destaques da Semana Farroupilha 2011.

Melhor tema “Nossas raízes”: CTG Pedro Telles Tourem

Entidade mais organizada: CTG Pedro Telles Tourem

Entidade mais autêntica: CTG Pedro Telles Tourem

Melhor Mostra Cultural: CTG Pedro Telles Tourem

Melhor Tropilha: Piquete Fazenda Branca

Maior número de cavalarianos: CTG Pedro Telles Tourem

1º lugar Truco: CTG Pedro Telles Tourem

2º lugar Truco: Piquete Chama e Querência

Gaúcho mais bem a cavalo: Júlio César Flores Pereira, do Piquete Chama e Querência.

A administração municipal também repassou o valor de R$ 600,00 para cada entidade que participou da programação proposta.

Herton Couceiro - ASCOM/PMSFA.