1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA APONTOU PRIORIDADES

Publicado em 19/06/2013 às 00:00

O Município de São Francisco de Assis realizou na sexta-feira (14), a primeira Conferência Municipal de Cultura com o objetivo de discutir e apresentar propostas para a gestão cultural.

O evento foi aberto oficialmente pelas autoridades presentes que compuseram a mesa de honra: prefeito Horácio Brasil, presidente da Câmara de Vereadores Antônio Érbice, secretária de Educação e Cultura Edy Elaine Bittencourt, o diretor de Comunicação e Cultura Herton Couceiro e os palestrantes convidados. Participaram ainda, o vice-prefeito Ademar Frescura, secretários municipais e os vereadores Sônia Nemitz (PP) e Joir Isolabella Mendes (PT).

Logo após os pronunciamentos, foi aprovado o regimento da Conferência e na sequência aconteceram as palestras previstas: “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura” por José Carlos Martins – presidente do CODIC – Conselho dos Dirigentes de Cultura/FAMURS e : “Implantação de um Sistema Municipal de Cultura” por Carla Chilanti Pinheiro – Consultora da UNESCO para Sistema Nacional de Cultura.

A seguir, os grupos de trabalho se dividiram conforme os eixos temáticos propostos e apresentaram suas sugestões, ideias e propostas para aprovação em plenária. Dentre as prioridades apresentadas pelos segmentos culturais participantes, destaca-se a criação do Sistema Municipal de Cultura com respectiva secretaria, conselho de política cultural, fundo municipal de cultura e plano decenal, além de ações estratégicas para o fortalecimento da cultural no município conforme relatório do evento.

O prefeito Horácio Brasil participou da Conferência em tempo integral, ouvindo os participantes e colaborando para o sucesso desta ação que vai nortear as ações da cultura.

O município foi destaque na região pela grande participação do público dos segmentos culturais, pois estavam presentes entidades tradicionalistas, entidades carnavalescas, capoeira, dança, artistas de teatro, músicos, artesãos, artistas plásticos, entre outros que garantiram a eleição de sete delegados à Conferência Estadual de Cultura.

O evento encerrou com o espetáculo da Cia Teatral Tio Pedro “Quarta-feira, sem falta, lá em casa” com os atores Antônio Carlos Brunet e Ildonir Padilha.

Herton Couceiro - Dir. Com. e Cultura.